Deus ou César?

God or Cesar

Em uma determinada ocasião (Mateus 22:17-21), Jesus foi questionado por alguns discípulos dos fariseus a respeito do pagamento de tributos ao imperador César. Jesus, como sempre, sondou o coração deles e respondeu sabiamente. Eles haviam questionado se era realmente lícito o pagamento do tributo ao imperador, tentando assim criar uma emboscada para apanhar o mestre Jesus.

Todavia, como o Senhor declarou em Isaías 43:13 que “não há quem possa escapar das Suas mãos” e, sendo Jesus o próprio Deus manifesto, pegou esses díscupulos dos fariseus em sua própria estultícia (tolice).

Jesus naquele momento pediu que alguém apresentasse um denário (valor de um dia de trabalho), o qual era a moeda usada no pagamento do tributo a César. Diante disso, Jesus instruiu o povo a dar a César o que lhe era devido e, então, também a Deus o que Lhe era devido.

Alguma vez você já parou para pensar como são feitas as moedas?
Se nunca pensou, pense comigo neste momento.

As moedas possuém inscrições e desenhos em alto relevo, feitos logicamente por prensas especiais. Geralmente as imagens inseridas nelas são de pessoas que marcaram a história de certa forma, e que representaram alguma coisa importante para o povo daquele país.

Outras vezes são símbolos, brasões, animais, plantas, enfim, qualquer coisa que mostre ao mundo de alguma forma detalhes marcantes daquele povo.

Mas pense mais uma coisa comigo: Antes da moeda se tornar moeda, ela era apenas um pedaço de metal sem forma e sem valor, não é verdade!? A menos que seja de ouro, prata ou outro metal precioso, certamente terá valor estimado.

As moedas circulam por todo canto, no meio dos ricos e pobre, inteligentes e ignorantes, cultos e incultos, pequenos e grandes, feios e bonitos, enfim, em todo lugar onde haja pessoas.

Assim é também nossa vida.

Nossa vida é como um pedaço de metal quando chega a este mundo, sem muito a oferecer, sem forma definida, sem padrões definidos.

Todavia, a medida que o tempo vai passando, vamos entrando na prensa desta vida e passando a ter estampada em nós a imagem que o mundo irá ver e, que fará com que as pessoas lembrem de algo através de nós.
Entretanto, temos apenas duas opções na vida:
Ou recebemos a inscrição de César ou de Deus em nosso caráter.

No texto que acabamos de citar, Jesus mostra aos homens que temos que dar a César (as coisas deste mundo, o sistema que nos cerca) o que lhe é próprio e, a Deus o que Lhe é próprio também.

O que você tem recebido como inscrição na sua vida!? Qual é a marca que as pessoas vêem em você? Sua vida passa valor para outras vidas? Você transborda vida ou morte nas suas palavras?

Você tem mais sorrisos ou mais carrancas? Você perdoa mais ou se vinga mais?
Qual é a inscrição que você está recebendo?? A deste mundo com suas maldades, ou a de Deus que é amor e alegria?

Ou será que os que te cercam vêem inscrições de adultério em sua vida, de pornografia, de bebedices, de glutonarias, de fofocas intermináveis, de infidelidade nos contratos, de trambiques, de falcatruas, de palavrões, de descaso para com seus familiares, de abandono à sua esposa ou seu esposo!?

Qual é a inscrição que há no metal do seu coração!?
Se tudo isso que falei marcou a sua vida, não se desespere! Jesus é o único que mudar isso tudo!
No livro de Malaquias 3:3a encontramos a resposta de Deus ao desespero de uma vida que se deixou marcar pelas inscrições deste.
O texto diz:
“O Senhor se assentará com o fundidor e purificador da prata…”

Veja, o Senhor está dizendo que mesmo que sua vida esteja inscrita com a maldade, Ele pode derretê-la e fazer de você algo de muito mais valor novamente.

Mas você me pergunta, para me derreter eu sei como Ele fará, porém, como vou ser purificado do meu mal!?
É lindo demais isso que vou dizer!

Sabe como purificador ou refinador de prata sabe que a prata já está limpinha, purificada, purinha de verdade!?

Quando ele olha para ela derretida e vê sua própria imagem refletida nela!

Graças a Deus por esse maravilhoso poder que Ele tem de nos transformar!
Meu amado, amada, não há pecado que Deus não possa perdoar, nem sujeira que Ele não possa removar, pois Jesus já pagou o preço que merecíamos por nossos pecados.

Isso se prova em Isaías 53:5-6:

“Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos”

Também em Romanos 5:8:

“Mas Deus prova o Seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”

E a sinfonia de João 3:16 alegra nosso coração quando diz que:
“Deus amou o mundo de tal que deu Seu filho unigênito para que, todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”

Amado, amada, entregue hoje mesmo sua vida a Jesus!

O que te vale ficar recebendo inscrições deste mundo, coisas que só te desvalorizam como pessoa, como pai (mãe), como amigo(a), como esposo(a), como exemplo para a sociedade?

Deus é pai, nosso Paizinho, e Ele tem o melhor para nós.

Suas correções e exigências não são de uma face carrancuda de um pai irado, mas sim de um pai amoroso que enxerga muito além do que nossos olhos humanos podem ver.

Ele já te conhecia quando você era apenas um feto e te acompanhou por toda sua vida, então, através de Jesus, a única porta que nos leva a Deus, vá correndo para os braços do teu Pai que te ama hoje e sempre.

Os pais terrenos falham, mas nosso Pai celeste é infalível e imutável.
Seu amor é incomparável!

Pense nisso e  busque em Jesus “a paz excede todo o entedimento” humano e que “guarda nossos corações e sentimentos” nEle (Filipenses 4:7).

Um abraço!
Gean Pierre de Freitas

(Publicado em 11/11/2009 – Itajaí / Santa Catarina – 08:46h)

Anúncios

Uma resposta to “Deus ou César?”

  1. Muito linda esta mensagem!
    Que Deus continue te usando para SUA Glória!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: