Renúncia: Estrada Para o Coração de Jesus

Renúncia

“A vida de renúncia é o ato de devolver a Jesus a vida que Ele lhe concedeu.

É abandonar o controle, os direitos, o poder, a direção, tudo o que você faz e diz.

É entregar totalmente a vida em Suas mãos, para que Ele a conduza como quiser.”


(Pr. David Wilkerson – Igreja Times Square – Nova York – EUA)

JESUS: NOSSO MAIOR EXEMPLO DE RENÚNCIA

* Jesus declarou sua renúncia de si mesmo em favor de obedecer o Pai

“Porque eu desci do céu, não para fazer a Minha própria vontade, e sim a vontade dAquele que me enviou.”

(João 6:38)

TakeUpYourCross* Através da renúncia Ele buscava sempre agradar Seu Pai

Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que Eu Sou e que nada faço por Mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou. E Aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque Eu faço sempre o que Lhe agrada.

(João 8:28-29)

* Jesus provou nos amar através da renúncia da própria inocência

“Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”

(Romanos 5:7-8)

* Jesus se alegrou ao ver o resultado de Sua renúncia por nós

“Ele verá o fruto do penoso trabalho de Sua alma e ficará satisfeito; o Meu Servo, o Justo, com o Seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre Si.”

(Isaías 53:11)

* Ele reprendeu os fariseus por sua falta de renúncia ao orgulho e da glória própria

“Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam suas pequenas tiras de pergaminho e alongam as suas franjas. Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens.”

(Mateus 23:5-7)

* Jesus não foi forçado por ninguém a renunciar Sua própria vida, Ele decidiu!

“Por isso, o Pai me ama, porque dou a Minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém Ma tira de mim, mas Eu de Mim mesmo a dou; tenho poder para a dar e poder para tornar a tomá-la. Esse mandamento recebi de meu Pai.

(João 10:17-18)

VERDADES SOBRE A RENÚNCIA

* O Caminho da renúncia começa com Deus nos levando à uma Sensação de total fragilidade e dependência dEle.

“Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que Tu és o Cristo, o Filho de Deus.”

(João 6:68)

sy-carry-cross* Renúncia não pode ser imposta a ninguém. O próprio Deus convida e não força

“Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos Meus caminhos.”

(Provérbios 23:26)

* O jovem rico preferiu seu amor à suas riquezas e propriedades ao invés de seguir Jesus

“Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades. Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus!”

(Marcos 10:22)

* O Apóstolo Paulo nos recomendou uma vida de constante sacrifício e renúncia

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”

(Romanos 12:1)

* O Apóstolo Paulo se incomodava em não conseguir renunciar mais ainda sua vida

“Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”

(Romanos 7:19-24)

* O verdadeiro amor não busca seu próprio proveito, ma renuncia-se a si mesmo em prol da felicidade e alegria de outros.

“O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

(1ªCoríntios 13:4-7)

* A renúncia em princípio gera desconforto e sofrimento, porém, depois se transforma em conforto e salvação.

“Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação; se somos confortados, é também para o vosso conforto, o qual se torna eficaz, suportando vós com paciência os mesmos sofrimentos que nós também padecemos.”

(2ªCoríntios 1:6)

* Não precisamos temer na renúncia pois nosso Deus é Deus de toda consolação.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!”

(2ªCoríntios 1:3)

* O caminho de renúncia leva à uma única ambição: ganhar o coração de Jesus .

“Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor dO qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo…”

(Filipenses 3:8)

* Em Jesus, quando estamos fracos aí é que estamos fortes.

“Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.”

(2ªCoríntios 12:10)


RESULTADOS DE UMA VIDA DE RENÚNCIA

Christian_Passion_of_Christ* O caminho da renúncia traz contentamento onde quer que você esteja, e com o quê for que você possua.

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios (povos não-judeus) é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.”

(Mateus 6:25-34)

* A alegria em meio às dificuldades passa a ser real em sua vida. O apóstolo Paulo estava na prisão quando recomendou aos Filipenses que se alegrassem.

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.”

(Filipenses 4:4)

* A paz que ninguém pode explicar passa a guardar seu coração e sentimento.

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”

(Filipenses 4:7)

follow_jesus_* Você ganha uma nova vida prometida por Jesus.

“Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.”

(Mateus 16:24-27)

* Por essa renúncia, você receberá a recompensa que não tem preço um dia lá na glória.

“Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos. Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.”

(Marcos 10:28-30)

“Mestre, ensina-nos a renunciar nossa vida por amor a Ti”

Que essa seja a minha e a sua oração a cada novo amanhecer!

Que Deus te abençoe grandemente!

Abraços!

Gean Pierre

(Escrito em 05/08/2009 – 21:37h – Itajaí / SC)

Deixe um comentário

